Uma nova exposição difusa sobre Canova nos Museus do Vaticano

Salão das senhoras Salão das senhoras

Cidade do Vaticano - Na terça-feira, 24 de outubro, a Direção dos Museus do Vaticano abrirá uma grande exposição intitulada Antonio Canova negli Musei Vaticani. Esse projeto foi concebido para homenagear o famoso escultor italiano que realizou grandes obras e também ocupou cargos importantes nas coleções papais desde superintendente e diretor. Trata-se de uma contribuição variada, especialmente na recuperação das artes que se perderam durante as campanhas napoleônicas. Ela precisa de uma apresentação multifacetada.

Esse projeto de exposição foi o resultado do fechamento de Canova, 2022-2023, com esses fatores; ele é responsável pelo Departamento de Arte do Século XVII-XVIII. A iniciativa contou com o envolvimento direto de Barbara Jatta como diretora e foi montada em diferentes seções dos Museus do Vaticano para oferecer aos visitantes uma oportunidade única de ver uma grande variedade de obras de Canova que destacam sua contribuição e influência no mundo da arte durante sua época, além de destacar sua personalidade e maestria.

Salão das senhoras

Também oferece a oportunidade de abrir a sala ao público, onde Canova trabalhou, criando suas peças, esboços e moldes de gesso, juntamente com as obras de outros artistas relacionados a ele, como Giuseppe De Fabris e Cincinnato Baruzzi. Essa sala sempre foi considerada uma das mais belas dos Museus do Vaticano e nunca foi visitada. Foi construída pelo Papa Paulo V Borghese de 1608 a 1609; o mesmo pontífice encarregou Guido Reni de fazer afrescos no teto com o Pentecostes, a Transfiguração e a Ascensão de Cristo ao Céu. As decorações ornamentadas das paredes evocam uma atmosfera do século XIX que combina bem com as obras-primas de Canova.

Sala XVII da Galeria de Arte do Vaticano

Principalmente nos programas de exposição do Museu do Trabalho Lavorano, esse evento tenta recriar o ambiente de Canova em seu "estúdio romano" de escultor, nascido em 1783, situado entre a Via delle Colonnette e a Via di San Giacomo, hoje chamada Via Antonio Canova. O estúdio se tornou importante para os grandes turistas, os diplomatas, aristocratas e intelectuais da época, que se misturavam com os aspirantes a escultores que buscavam ensinamentos essenciais do Maestro para percorrer os caminhos labirínticos da arte romana.

Há também um modelo em exibição, mostrando o Estúdio de Canova, onde o mestre coletou fragmentos antigos de esculturas romanas e detalhes arquitetônicos para integrá-los às elevações principais e laterais da estrutura. Isso provou o quanto Canova valorizava a antiguidade e o compromisso que ele tinha em salvaguardar e preservar o patrimônio artístico. Mais adiante, há um busto de Canova feito por Antonio d'Este e um tondo de cerâmica com um retrato de Canova feito pelo Maestro Luigi Ontani, que atualmente trabalha em uma das salas do estúdio de Canova.

O tour da exposição percorre várias seções dos Museus do Vaticano, onde, juntamente com as obras do artista, os participantes encontrarão um conjunto de painéis informativos que exploram em profundidade os temas e assuntos mais próximos do coração do Mestre de Possagno.

Gabinete de Perseu

Perseu, o maior espaço do Cortile Ottagono e protegido por uma iniciativa de Canova entre o final de 1800 e o início de 1801, representa a era da mitologia grega. Canova sembra affrontare il mito in modo scherzoso, presentando l suo eroe che, inanellato da padroneggiare lo sguardo vittorioso sull'orrendo eddài sua Medusa-vittima,è statuadipesodayitelistperquest per monito con il volto di Medusa. Ao lado dele estão as famosas estátuas dos Pugilatori, Creugante e Damasseno, inspiradas em um episódio mencionado por Pausania em sua "Periegesis of Greece", e que, como Canova havia pensado, foram colocadas uma em frente à outra.

A Galeria Chiaramonti

Desde o início do século XIX, essa Galeria foi projetada para abrigar e complementar as coleções de esculturas papais após as requisições de Napoleão. Sob a cuidadosa orientação de Canova, e graças também ao seu valioso assistente escultor Antonio D'Este, a casa nos oferece uma série de obras-primas. Juntamente com várias outras esculturas, as trazidas dos Palácios do Vaticano e dos jardins do Quirinale fizeram o número aumentar para cerca de 1.100 artefatos. A visão geral da Galeria mantém o gosto antigo que prevaleceu no século XVIII e foi um verdadeiro tributo à arqueologia como ciência nos tempos contemporâneos.

Novos salões

O arquiteto Raffaele Stern construiu o prédio para abrigar as esculturas antigas, que faziam parte das coleções papais na época. Essa é a área em que Canova provou se concentrar na harmonia total, criando uma conversa perfeita entre o antigo e o moderno. Quando alguém passeia pelos Museus do Vaticano, deve parar por um minuto nessa galeria: perceber que o Braccio Nuovo é a homenagem mais coerente que nossa civilização prestou à Antiguidade, banhada pela luz prateada que flui das claraboias.