Uma nova exposição difusa sobre Canova nos Museus do Vaticano

Salão das Senhoras Salão das Senhoras

Cidade do Vaticano - Na terça-feira, 24 de outubro, a Direção dos Museus do Vaticano inaugurará uma grande exposição intitulada Antonio Canova negli Musei Vaticani. Este projeto foi concebido para prestar homenagem ao famoso escultor italiano que realizou grandes obras e ocupou também posições-chave nas colecções papais desde superintendente e diretor. Trata-se de um contributo variado, especialmente para a recuperação das artes que se perderam durante as campanhas napoleónicas. É necessária uma apresentação multifacetada.

Este projeto de exposição é o resultado do encerramento de Canova, 2022-2023, com estes factores; é responsável pelo Departamento de Arte do Século XVII-XVIII. A iniciativa contou com o envolvimento direto de Barbara Jatta como diretora e está organizada em diferentes secções dos Museus do Vaticano para dar aos visitantes uma oportunidade única de ver uma vasta gama de obras de Canova que realçam a sua contribuição e influência no mundo da arte durante a sua época e também evidenciam a sua personalidade e mestria.

Salão das Senhoras

Oferece também a oportunidade de abrir ao público a sala onde Canova trabalhou, criando as suas peças, esboços e moldes de gesso, juntamente com as obras de outros artistas relacionados com ele, como Giuseppe De Fabris e Cincinnato Baruzzi. Esta sala foi sempre considerada uma das mais belas dos Museus do Vaticano e nunca foi visitada. Foi construída pelo Papa Paulo V Borghese entre 1608 e 1609; o mesmo pontífice encarregou Guido Reni de pintar o teto com frescos sobre o Pentecostes, a Transfiguração e a Ascensão de Cristo ao Céu. As decorações ornamentadas das paredes evocam uma atmosfera do século XIX que combina bem com as obras-primas de Canova.

Sala XVII da Galeria de Arte do Vaticano

Principalmente o programa de exposições do Museu de Obras Lavorano, este evento tenta recriar o ambiente de Canova no seu "estúdio romano" de escultor, nascido em 1783, situado entre a Via delle Colonnette e a Via di San Giacomo, atualmente denominada Via Antonio Canova. O estúdio tornou-se importante para os Grand Tourists, os diplomatas-aristocratas-intelectuais da época, misturados com os aspirantes a escultores que procuravam os ensinamentos essenciais do Maestro para percorrer os caminhos labirínticos da arte romana.

Está também exposta uma maqueta que mostra o estúdio de Canova, onde o mestre recolheu fragmentos antigos de esculturas romanas e pormenores arquitectónicos para os integrar nos alçados principais e laterais da estrutura. Isto demonstra o quanto Canova valorizava a antiguidade e o empenho que tinha em salvaguardar e preservar o património artístico. Mais adiante, encontra-se um busto de Canova da autoria de Antonio d'Este e um tondo em cerâmica com um retrato de Canova da autoria do Maestro Luigi Ontani, que atualmente trabalha numa das salas do atelier de Canova.

O percurso da exposição percorre várias secções dos Museus do Vaticano, onde, juntamente com as obras do artista, os participantes encontrarão um conjunto de painéis informativos que aprofundam os temas e assuntos mais próximos do Mestre de Possagno.

Gabinete de Perseu

Perseu, o maior espaço do Cortile Ottagono e protegido por uma iniciativa de Canova entre o final de 1800 e o início de 1801, representa a era da mitologia grega. Canova sembra affrontare il mito in modo scherzoso, presentando l suo eroe che, inanellato da padroneggiare lo sguardo vittorioso sull'orrendo eddài sua Medusa-vittima,è statuadipesodayitelistperquest per monito con il volto di Medusa. Accanto a lui posano le celebri statue dei Pugilatori, Creugante e Damasseno, ispirati da un episodio menzionato da Pausania nel suo 'Periegesis of Greece', proprio come le aveva pensate Canova, posti uno di fronte all'altra.

A Galeria Chiaramonti

Desde o início do século XIX, esta Galeria foi concebida para albergar e complementar as colecções de escultura papal, na sequência das requisições de Napoleão. Sob a orientação cuidadosa de Canova, e graças também ao seu valioso assistente escultor Antonio D'Este, a casa oferece-nos uma série de obras-primas. Juntamente com numerosas outras esculturas, as que foram trazidas dos Palácios do Vaticano e dos jardins do Quirinale fizeram aumentar o número para cerca de 1100 artefactos. A visão geral da Galeria mantém o gosto antigo que prevaleceu no século XVIII e foi um verdadeiro tributo à arqueologia como ciência na época contemporânea.

Novas salas

O arquiteto Raffaele Stern construiu o edifício para albergar as esculturas antigas, que faziam parte das colecções papais da época. Foi nesta área que Canova provou apostar numa harmonia total, criando uma conversa perfeita entre o antigo e o moderno. Quando alguém passeia pelos Museus do Vaticano, deve parar por um minuto nesta galeria: aperceber-se de que o Braccio Nuovo é a derradeira homenagem coerente que a nossa civilização prestou à Antiguidade, banhada pela luz prateada que flui das clarabóias.