A obra "A Barca de Pedro" chega a 10 de outubro aos Museus do Vaticano

O trabalho de instalação do equipamento foi efectuado. Apresentação da "Barca de São Pedro" ao Papa (Vatican Media)

Um valioso artefacto, conhecido como La Barca di Pietro, foi oferecido ao Papa Francisco como presente e será exposto nos Museus do Vaticano. De acordo com um comunicado de imprensa dos Museus do Papa, no dia 15 de março, o Pontífice recebeu esta obra-prima feita à mão pelos Apreas, habilidosos construtores navais da península de Sorrento, em colaboração com o Instituto Diplomático Internacional.

Esta magnífica embarcação é uma réplica exacta da antiga e original Barca de Pedro, descoberta em 1986 no fundo do lago de Tiberíades e que se encontra atualmente no Museu Yigal Allon, em Ginosar, na Galileia. Depois de receber a bênção do Papa, o impressionante veleiro, com cerca de 9 metros de comprimento e 2 metros de largura, será exposto permanentemente à entrada dos Museus do Vaticano a partir de terça-feira, 10 de outubro.

Será colocado na base da moderna rampa helicoidal, também conhecida como Via del Mare, que serve de caminho para uma exposição permanente que apresenta modelos de barcos de várias partes do mundo.

O trabalho de instalação do equipamento foi efectuado.

Com o seu profundo significado simbólico e espiritual, a Barca de Pedro está pronta para receber todos os peregrinos e visitantes que embarcam numa viagem inspiradora ao esplendor dos Museus do Papa, também conhecidos como a "Casa de Todos", segundo Francisco. No domingo, foram meticulosamente executadas manobras e instalações no mais absoluto secretismo, recorrendo a intrincadas técnicas de construção acrobática e à experiência de empresas especializadas.

Este feito notável foi possível graças aos esforços de colaboração entre a Direção dos Museus e do Património Cultural e a Direção das Infra-estruturas e dos Serviços, ambas componentes integrantes do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.