A obra "Peter's Boat" (Barco de Pedro) chega em 10 de outubro aos Museus do Vaticano

A tarefa de instalar o equipamento foi executada. Apresentação do "Barco de São Pedro" ao Papa (Vatican Media)

Um artefato valioso, conhecido como La Barca di Pietro, foi dado de presente ao Papa Francisco e será exibido nos Museus do Vaticano. De acordo com um comunicado de imprensa dos Museus do Papa, em 15 de março, o pontífice recebeu essa obra-prima artesanal dos Apreas, habilidosos construtores navais da península de Sorrento, em colaboração com o Instituto Diplomático Internacional.

Esse magnífico barco é uma réplica exata da antiga e original Barca de Pedro, que foi descoberta em 1986 no fundo do Lago Tiberíades e atualmente está alojada no Museu Yigal Allon em Ginosar, na Galileia. Depois de receber a bênção do Papa, o impressionante veleiro, medindo aproximadamente 9 metros de comprimento e 2 metros de largura, será exibido permanentemente na entrada dos Museus do Vaticano a partir de terça-feira, 10 de outubro.

Ele será colocado na base da moderna rampa helicoidal, também conhecida como Via del Mare, que serve de caminho para uma exposição permanente que mostra modelos de barcos de várias partes do mundo.

A tarefa de instalar o equipamento foi executada.

Com seu profundo significado simbólico e espiritual, o Barco de Pedro está pronto para receber todos os peregrinos e visitantes que embarcam em sua viagem inspiradora ao esplendor dos Museus do Papa, também conhecidos como a "Casa de Todos", segundo Francisco. Manobras e instalações elaboradas foram meticulosamente executadas no domingo, no mais absoluto sigilo, empregando técnicas intrincadas de construção acrobática e contando com a experiência de empresas especializadas.

Esse feito notável foi possível graças aos esforços colaborativos da Diretoria de Museus e Patrimônio Cultural e da Diretoria de Infraestrutura e Serviços, ambos componentes integrais da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano.