Museus do Vaticano, Sala das Artes "Liberais" de Pinturicchio restaurada

No dia 21 de setembro, os Museus do Vaticano comemoram o restauro da Sala delle Arti Liberali no Apartamento dos Bórgias durante o evento Il Giovedì dei Musei.

Esta sala, que recebeu o nome das "artes" ou disciplinas que eram ensinadas durante o escolasticismo medieval, foi em tempos utilizada por Alexandre VI Bórgia como seu escritório. Bernardino di Betto, também conhecido como Pinturicchio, foi o mestre por detrás das decorações murais criadas entre 1492 e 1494 e recentemente recuperadas. Passaram meses desde que o restauro desta peça complexa foi concluído. Representadas alegoricamente como mulheres formosas em tronos, estas entidades celebram o conhecimento e as suas várias especializações.

A única assinatura do artista presente em todo o ciclo pictórico está inscrita na Retórica, que é uma figura de destaque entre elas e é conhecida como "Pentorichio".

Borgia_Apartment_015

Parte de um extenso trabalho de conservação das pinturas do Apartamento Borgia, o restauro da Sala foi possível graças aos benévolos Mecenas das Artes do Capítulo Canadiano dos Museus do Vaticano.

Todo o projeto, iniciado em 2002 com a Sala dos Mistérios, foi dirigido por Francesca Persegati, do Laboratório de Pintura e Materiais de Madeira, e supervisionado pelo Diretor da Obra, Marco Pratelli. O trabalho foi efectuado com rigor científico sob o olhar atento do Departamento de Arte dos Séculos XV-XVI, outrora sob a alçada do falecido Guido Cornini, mas agora orientado pelo conservador Fabrizio Biferali.

A conferência abordará os acontecimentos históricos que levaram a mudanças na utilização das salas dos apartamentos, afectando o estado tipicamente conservador de todo o espaço.

Além disso, o foco será nas técnicas de decoração únicas de Pinturicchio implementadas nos intrincados desenhos. A partir das 16h00, a Directora dos Museus do Vaticano, Barbara Jatta, introduzirá a conferência, seguida de oradores de renome, como Fabrizio Biferali, Conservador do Departamento de Arte do Século XV-XVI, Marco Pratelli, Mestre Restaurador, Ulderico Santamaria, Chefe do Gabinete de Investigação Científica Aplicada ao Património Cultural, Fabio Morresi, Assistente de Diagnóstico, e Francesca Persegati, Chefe do Laboratório de Restauro de Pinturas e Materiais de Madeira.