Museus do Vaticano, Salão de Artes "Liberais" de Pinturicchio restaurado

Em 21 de setembro, os Museus do Vaticano comemorarão a restauração da Sala delle Arti Liberali no Apartamento Borgia durante o evento Il Giovedì dei Musei.

Essa sala, batizada com o nome das "artes" ou matérias que eram ensinadas durante o escolasticismo medieval, já foi usada por Alexandre VI Bórgia como seu escritório. Bernardino di Betto, também conhecido como Pinturicchio, foi o mestre por trás das decorações de parede criadas entre 1492 e 1494 que foram recuperadas recentemente. Meses se passaram desde que a restauração dessa peça complexa foi concluída. Representadas alegoricamente como mulheres graciosas em tronos, essas entidades celebram o conhecimento e suas várias especializações.

A única assinatura do artista presente em todo o ciclo pictórico está inscrita na Rhetorica, que é uma figura proeminente entre elas e é conhecida como "Pentorichio".

Borgia_Apartment_015

Parte de um extenso trabalho de conservação das pinturas do Apartamento Borgia, a restauração da Sala foi possível graças aos benevolentes Patronos das Artes do Capítulo Canadense dos Museus do Vaticano.

Todo o projeto, que teve início em 2002 com a Sala dos Mistérios, foi dirigido por Francesca Persegati, do Laboratório de Pintura e Materiais de Madeira, e supervisionado pelo Diretor do Local, Marco Pratelli. O trabalho foi realizado com rigor científico sob o olhar atento do Departamento de Arte dos Séculos XV e XVI, que já esteve sob a alçada do falecido Guido Cornini, mas agora é dirigido pelo curador Fabrizio Biferali.

A palestra se aprofundará nos eventos históricos que levaram a mudanças no uso das salas do Apartamento, afetando o estado tipicamente conservador de todo o espaço.

Além disso, o foco será nas técnicas de decoração exclusivas de Pinturicchio implementadas nos intrincados designs. A partir das 16h, a Diretora dos Museus do Vaticano, Barbara Jatta, apresentará a palestra, seguida por palestrantes notáveis, como Fabrizio Biferali, Curador do Departamento de Arte do Século XV-XVI, Marco Pratelli, Mestre Restaurador, Ulderico Santamaria, Chefe do Gabinete de Pesquisa Científica Aplicada ao Patrimônio Cultural, Fabio Morresi, Assistente de Diagnóstico, e Francesca Persegati, Chefe do Laboratório de Restauração de Pinturas e Materiais de Madeira.