Museus do Vaticano: túnica de São Pedro e dalmática de São João restauradas

A túnica de São Pedro e a dalmática de São João A túnica de São Pedro e a dalmática de São João
Fonte: acistampa.com

Na quinta-feira, 23 de maio, os Museus do Vaticano promoveram uma longa discussão, conhecida como "Quintas-feiras dos Museus do Vaticano", com foco em dois artefatos extraordinários recentemente restaurados e revelados: a túnica de São Pedro e a dalmática de São João.

O Sancta Sanctorum, uma capela sagrada localizada no ápice da Escadaria Sagrada no Santuário Papal na Praça São João de Latrão, guarda um "tesouro" de valor inestimável. Historicamente, muito pouco se sabia sobre essa capela, originalmente destinada à adoração pessoal do Papa Nicolau III durante seu reinado de 1277 a 1280. Localizada no topo da Escadaria Sagrada, ela permaneceu envolta em mistério até abril de 1903, quando, após inúmeras tentativas infrutíferas, um serralheiro habilidoso conseguiu quebrar as formidáveis fechaduras que guardavam o Tesouro do Sancta Sanctorum dentro do Patriarcado de Latrão por séculos.

Uma túnica e uma dalmática de moda oriental também foram encontradas na coleção de relíquias. Essas vestimentas específicas, de acordo com uma tradição antiga, teriam sido usadas por São Pedro e São João Evangelista.

De acordo com Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, ainda há muito a ser estudado sobre essas duas vestimentas, o que abriu um longo debate. No entanto, a imensa devoção em torno dessas relíquias de valor inestimável fez com que elas fossem mostradas aos fiéis e peregrinos nos renomados Museus do Vaticano, que têm se enchido de visitantes ultimamente.

Em 1903, entre os itens notáveis do "Tesouro", foram descobertas vestes de estilo oriental que foram identificadas como as vestimentas usadas pelos dois santos. Estudos recentes forneceram evidências convincentes com base em uma passagem da biografia do Papa Gregório, o Grande (590-604), escrita pelo Diácono João no século IX. Essa passagem confirma a existência, entre as relíquias de Latrão, de uma túnica e uma dalmática, atribuídas a São João Evangelista e São Pascásio. Esse tópico foi o foco da discussão de quinta-feira, de acordo com o comunicado de imprensa oficial.

A Universidade de Tuscia realizou análises científicas durante restaurações recentes e determinou que a túnica de São Pedro data do período entre a segunda metade do século VI e a primeira metade do século VII d.C. Além disso, a dalmática de São João teria sido datada entre o final do século I e a segunda metade do século II d.C., conforme confirmado por Luca Pesante, do Gabinete de Pesquisa Científica, em uma entrevista abrangente ao Vatican News.

Na conferência, o foco foi nos esforços de conservação empreendidos pelo Laboratório de Tapeçaria e Têxteis dos Museus do Vaticano, especialmente com relação à preservação de artefatos valiosos. Descobriu-se que a condição da túnica de São Pedro estava gravemente deteriorada, enquanto a túnica de São João permanecia relativamente bem preservada. As vestes são compostas de lã, linho e fibras de urtiga.

Na saída da Capela Sistina, no Salão de Discursos de Pio IX, é possível encontrar e apreciar a presença de duas túnicas valiosas.