Museus do Vaticano: túnica de São Pedro e dalmática de São João restauradas

A túnica de São Pedro e a dalmática de São João A túnica de São Pedro e a dalmática de São João
Fonte: acistampa.com

Na quinta-feira, 23 de maio, os Museus do Vaticano organizaram um longo debate, conhecido como "Quintas-feiras dos Museus do Vaticano", centrado em dois artefactos extraordinários recentemente restaurados e revelados: a túnica de São Pedro e a dalmática de São João.

A Sancta Sanctorum, capela sagrada situada no vértice da Escada Santa do Santuário Papal, na Praça de São João de Latrão, guarda um "tesouro" de valor inestimável. Historicamente, muito pouco se sabia sobre esta capela, originalmente destinada ao culto pessoal do Papa Nicolau III durante o seu reinado de 1277 a 1280. Situada no cimo da Escada Santa, permaneceu envolta em mistério até abril de 1903, quando, após numerosas tentativas infrutíferas, um serralheiro habilidoso conseguiu arrombar as formidáveis fechaduras que durante séculos guardaram o Tesouro do Sancta Sanctorum no interior do Patriarcado de Latrão.

Na coleção de relíquias, foram também encontradas uma túnica e uma dalmática de moda oriental. Segundo uma antiga tradição, estas peças de vestuário teriam sido usadas por São Pedro e São João Evangelista.

De acordo com Barbara Jatta, directora dos Museus do Vaticano, ainda há muito a estudar sobre estas duas peças de vestuário, o que abriu um longo debate. No entanto, a imensa devoção em torno destas relíquias de valor inestimável levou a que fossem mostradas aos fiéis e peregrinos nos célebres Museus do Vaticano, que ultimamente têm estado repletos de visitantes.

Em 1903, entre as peças notáveis do "Tesouro", foram descobertas vestes de estilo oriental, que foram identificadas como sendo as vestimentas usadas pelos dois santos. Estudos recentes forneceram provas convincentes baseadas numa passagem da biografia do Papa Gregório Magno (590-604) escrita pelo diácono João no século IX. Esta passagem confirma a existência, entre as relíquias de Latrão, de uma túnica e de uma dalmática, atribuídas a São João Evangelista e a São Pascásio. De acordo com o comunicado de imprensa oficial, este tema foi o centro da discussão de quinta-feira.

A Universidade de Tuscia efectuou análises científicas durante restauros recentes e determinou que a túnica de São Pedro data do período entre a segunda metade do século VI e a primeira metade do século VII d.C. Além disso, a dalmática de S. João teria sido datada entre o final do século I e a segunda metade do século II d.C., tal como confirmado por Luca Pesante, do Gabinete para a Investigação Científica, numa entrevista exaustiva ao Vatican News.

Na conferência, a atenção centrou-se nos esforços de conservação levados a cabo pelo Laboratório de Tapeçaria e Têxteis dos Museus do Vaticano, em especial no que diz respeito à preservação de artefactos valiosos. Descobriu-se que o estado da túnica de São Pedro estava gravemente deteriorado, enquanto a túnica de São João permanecia relativamente bem conservada. As túnicas são compostas por lã, linho e fibras de urtiga.

À saída da Capela Sistina, na Sala dos Discursos de Pio IX, é possível encontrar e apreciar a presença de duas túnicas valiosas.