Leão XIII: A primeira exibição italiana de filmes feitos no Vaticano no final dos anos 1800

Papa Leone XIII Papa Leone XIII
Fonte: Wikipedia

Pela primeira vez na Itália, será realizada uma exibição pública dos filmes preservados do final do século XIX que capturam a vida de Leão XIII, o primeiro papa imortalizado pelas câmeras. O evento extraordinário ocorrerá no domingo, 26 de maio, no Palazzo Pecci em Carpineto Romano, local de nascimento de Leão XIII. O palácio histórico, que abriu suas portas ao público apenas duas vezes nos últimos 30 anos, estará acessível durante todo o dia nessa ocasião especial.

Gianni Piacitelli Pecci e a Prefeitura de Carpineto Romano, em colaboração com a Fundação Memórias Audiovisuais do Catolicismo (Mac) e o Centro de Pesquisa Cast da Universidade Internacional de Telemática Uninettuno, organizaram um encontro a partir das 11h.esse evento foi escolhido como local para a apresentação do volume de Gianluca della Maggiore intitulado "Views of the Origins on Leo XIII - Vatican, Biography and Lumière between Myth and History" (Utet University, 2023).

Uma declaração explicou que, durante o evento, será discutida a importância de preservar as descobertas audiovisuais católicas em resposta ao apelo do Papa Francisco para sermos "bons guardiões da memória das imagens" e será abordado o preocupante atraso nessa área. Os trabalhos foram abertos com um discurso de Mons. Dario Edoardo Viganò, presidente da Mac Foundation e decano da Faculdade de Ciências da Comunicação da UNINETTUNO. Ele enfatizou a natureza extraordinária desse dia, pois pela primeira vez na Itália serão apresentados filmes Biograph de 1898 e filmes Lumière de 1899 a 1902. Até agora, na Itália, os filmes Lumière nunca foram datados e atribuídos com precisão. Acontece que esses filmes foram feitos por Francesco De Federicis, o fotógrafo papal, que conseguiu capturar pelo menos 12 fotos de Leão XIII ao longo de quatro anos. Três dessas fotos estarão em exibição no Palazzo Pecci.

Os filmes em questão possuem um significado histórico considerável, não apenas porque documentam o primeiro encontro entre a Igreja e o cinema, mas, mais importante, porque incorporam uma característica comum a Leão XIII e ao Papa Francisco. De acordo com Monsenhor Viganò, ambos os pontífices adotaram o meio audiovisual como um meio de abraçar a novidade e inaugurar uma mudança transformadora na perspectiva da Igreja.

O fascínio de Leão XIII pelo cinema, que culminou com a famosa bênção da câmera nos jardins do Vaticano, pode ser atribuído ao seu profundo interesse pelas ciências ópticas e pela fotografia. Esse interesse era tão significativo que o livro de Della Maggiore revela um detalhe interessante: em 1867, quando o Papa Pecci ainda era arcebispo de Perugia, ele escreveu um poema dedicado à Ars fotografica. Mais tarde, quando se tornou papa, ele incluiu uma representação da arte fotográfica no afresco dedicado às abençoadas belas artes da religião. Esse afresco, criado em 1883, foi originalmente instalado na Galeria dos Candelabros dos Palácios Apostólicos e agora está nos Museus do Vaticano.

Em 1881, Leão XIII decidiu permitir o acesso de estudiosos aos Arquivos Secretos do Vaticano, agora conhecidos como Arquivos Apostólicos. Essa medida transformou rapidamente o arquivo em um dos centros de pesquisa histórica mais importantes do mundo. O bispo Viganò descreve isso como uma revolução cultural, que o Papa Francisco continua e moderniza. O Papa Francisco enfatiza a importância de expandir nossa atenção para a história audiovisual do passado. Assim, ele anunciou planos para a próxima abertura da Mediateca Apostólica do Vaticano, que complementará os Arquivos Apostólicos e a Biblioteca.