Leão XIII: A primeira projeção italiana de filmes realizados no Vaticano no final do século XIX

Papa Leão XIII Papa Leão XIII
Fonte: Wikipédia

Pela primeira vez em Itália, terá lugar uma projeção pública dos filmes preservados do final do século XIX que captam a vida de Leão XIII, o primeiro papa imortalizado pelas câmaras. O evento extraordinário terá lugar no domingo, 26 de maio, no Palazzo Pecci em Carpineto Romano, a terra natal de Leão XIII. O palácio histórico, que só abriu as suas portas ao público duas vezes nos últimos 30 anos, estará acessível durante todo o dia nesta ocasião especial.

Gianni Piacitelli Pecci e o Município de Carpineto Romano, em colaboração com a Fundação Memórias Audiovisuais do Catolicismo (Mac) e o Centro de Investigação Cast da Universidade Internacional de Telemática Uninettuno, organizaram um encontro a partir das 11 horas.este evento foi escolhido para a apresentação do volume de Gianluca della Maggiore intitulado "Visões das origens sobre Leão XIII - Vaticano, biografia e Lumière entre mito e história" (Universidade Utet, 2023).

Um comunicado explica que, durante o evento, será discutida a importância da preservação dos acervos audiovisuais católicos, em resposta ao apelo do Papa Francisco para que sejamos "bons guardiões da memória das imagens", e será abordado o preocupante atraso neste domínio. Os trabalhos foram abertos com a intervenção de Mons. Dario Edoardo Viganò, presidente da Fundação Mac e decano da Faculdade de Ciências da Comunicação da UNINETTUNO. Sublinhou o carácter extraordinário deste dia, uma vez que, pela primeira vez em Itália, serão apresentados filmes Biograph de 1898 e filmes Lumière de 1899 a 1902. Até agora, em Itália, os filmes Lumière nunca tinham sido datados e atribuídos com exatidão. Acontece que estes filmes foram realizados por Francesco De Federicis, o fotógrafo papal, que conseguiu captar pelo menos 12 fotografias de Leão XIII ao longo de quatro anos. Três dessas fotografias serão expostas no Palazzo Pecci.

Os filmes em questão possuem um significado histórico considerável, não só porque documentam o primeiro encontro entre a Igreja e o cinema, mas sobretudo porque encarnam uma caraterística comum a Leão XIII e ao Papa Francisco. De acordo com Mons. Viganò, ambos os pontífices abraçaram o meio audiovisual como um meio de abraçar a novidade e inaugurar uma mudança transformadora na perspetiva da Igreja.

O fascínio de Leão XIII pelo cinema, que culminou com a célebre bênção da máquina fotográfica nos jardins do Vaticano, pode ser atribuído ao seu profundo interesse pelas ciências ópticas e pela fotografia. Este interesse era tão significativo que o livro de Della Maggiore revela um pormenor interessante: em 1867, quando o Papa Pecci era ainda arcebispo de Perugia, escreveu um poema dedicado à Ars fotografica. Mais tarde, quando se tornou papa, incluiu uma representação da arte fotográfica no fresco dedicado às bem-aventuradas belas-artes da religião. Este fresco, criado em 1883, foi originalmente instalado na Galeria dos Candelabros dos Palácios Apostólicos e encontra-se atualmente nos Museus do Vaticano.

Em 1881, Leão XIII decidiu permitir o acesso de académicos aos Arquivos Secretos do Vaticano, agora conhecidos como Arquivos Apostólicos. Esta medida transformou rapidamente o arquivo num dos mais importantes centros de investigação histórica a nível mundial. O Bispo Viganò descreve-a como uma revolução cultural, que o Papa Francisco continua e moderniza. O Papa Francisco sublinha a importância de alargar a nossa atenção à história audiovisual do passado. Assim, anunciou os planos para a próxima abertura da Mediateca Apostólica do Vaticano, que complementará os Arquivos Apostólicos e a Biblioteca.